Há uma tendência natural dos torcedores em apontar os grandes clubes e os mais endinheirados como favoritos nos duelos de mata-mata de todas as competições, como Copa do Brasil e Libertadores, por exemplo. Mas não é bem assim. Desta vez, após os sorteios dos confrontos de ida e volta, é muito mais difícil prever qualquer cenário. E tudo por causa da paralisação do futebol durante o Mundial de Clubes.

Seja um parceiro do The Football

Não se sabe como retornarão os Estados Unidos os quatro representantes do Brasil, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. Há uma janela de transferência sendo aberta que pode mudar elencos, com vendas e contratações. Alguns clubes vão dar férias para seus jogadores de dez a 15 dias durante o torneio da Fifa. Há grande expectativa de que alguns times possam melhorar sua condição com mais tempo para treinar e também para recuperar jogadores machucados.

Copa do Brasil: sorteio das oitavas de final coloca frente a frente dois rivais paulistas, Corinthians x Palmeiras / CBF

Portanto, há algumas variantes que podem mudar o palco das batalhas em campo no futebol brasileiro. Vale lembrar que a Série B não vai parar durante o Mundial e isso pode atrapalhar cenários para esses clubes, apesar de fazê-los competitivos e em ritmo de jogo.

Teoricamente, na Copa do Brasil, cujas partidas das oitavas vão ser disputadas nos dias 30 de julho e 6 de agosto, há alguns favoritos, como o São Paulo diante do Athletico-PR ou mesmo o Bahia, de Rogério Ceni, contra o Retrô-PE. Também vejo o Cruzeiro muito mais forte do que o CRB. E ficaria por aí.

Veja os confrontos da Copa do Brasil

São Paulo x Athletico-PR
Flamengo x Atlético-MG
Bahia x Retrô
Internacional x Fluminense
Cruzeiro x CRB
CSA x Vasco
Corinthians x Palmeiras
Botafogo x Red Bull Bragantino

Apesar de o Flamengo ser candidato a ganhar tudo nesta temporada, o time de Filipe Luís terá de correr muito para passar pelo Atlético-MG, que apresentou nesta segunda-feira o atacante Dudu. Ele pode jogar a partir de agora em todas as competições do time.

Assim como não há previsão para o duelo entre Palmeiras e Corinthians. Um vai matar o outro. O palmeirense está mais animado porque tem um time melhor, mas o clássico regional derruba vantagens e torna o terreno da disputa plano para os dois lados. Vai ser a primeira vez que Corinthians e Palmeiras se enfrentam no mata-mata da Copa do Brasil. Nos outros torneios em partidas eliminatórias, o time de Abel leva vantagem com 13 vitórias contra 10 do adversário. Vai ser o jogo de número 24 entre eles em que um ficará pelo caminho. Neste ano, o Corinthians levou a melhor na decisão do Paulistão.

Libertadores 2025: definição dos jogos do primeiro mata-mata de oitavas da competição sul-americana / Conmebol

Na Libertadores, cujos confrontos de oitavas também foram definidos, eu colocaria todos os brasileiros como candidatos a chegar às quartas de final, até mesmo o Fortaleza, que não vive uma boa fase. A mudança de etapa na competição ‘zera’ a condição para todos os times no terreno da batalha. Há uma nova preparação para os jogos mata-mata. Os duelos ocorrem na segunda semana de agosto. A decisão será em Lima, dia 29 de novembro, e o campeão levará R$ 136 milhões.

Veja os confrontos da Libertadores

Atlético Nacional-COL x São Paulo
Fortaleza x Vélez Sarsfield-ARG
Flamengo x Internacional
Universitario-PER x Palmeiras
Libertad-PAR x River Plate-ARG
Cerro Porteño x Estudiantes-ARG
Peñarol-URU x Racing-ARG
Botafogo x LDU-EQU

Apenas um brasileiro ficará pelo caminho. Isso é certo. As bolinhas colocaram frente a frente Flamengo e Inter. É jogo duro. Sem previsão. Não vai ser molezinha para o time gaúcho, muito menos para a equipe de Arrascaeta. Pela qualidade de seus atletas, o Fla leva vantagem. Mas o jogo precisa ser jogado.

O Palmeiras deu muita sorte nas bolinhas. O time de Abel Ferreira vai encarar o Universitario, do Peru, que teve a segunda pior campanha dentre os classificados em segundo lugar na fase de grupos. Racing e Peñarol é um duelo para acompanhar de perto, assim como São Paulo e Atlético Nacional, da Colômbia. O cenário está montado. Os times da América do Sul que vão ao Mundial terão mais dificuldades para retomar a temporada.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui