A Fifa divulgou recentemente uma série de mudanças no calendário do futebol por causa do Mundial de Clubes, que terá sua primeira edição no novo formato neste mês nos Estados Unidos. O torneio contará com 32 equipes e seguirá um modelo semelhante ao da Copa do Mundo de seleções. As alterações impactam diretamente o calendário internacional e o mercado de transferências.
Janela entre 1º e 10 de junho
Entre as principais novidades está a criação de uma janela extraordinária de transferências, válida de 1º a 10 de junho. De modo que a medida poderá ser adotada por qualquer federação, independentemente de participação do Mundial. De modo que a iniciativa visa permitir que os clubes façam ajustes nos elencos antes da competição. Dois clubes, por exemplo, tentaram contratar Neymar: o Pachuca, do México, que está no Grupo do Real Madrid, e o Fluminense, de Renato Gaúcho.
Seja um parceiro do The Football
Para as federações europeias, que seguem o limite de 16 semanas por temporada para transferências (12 no verão e quatro no inverno), haverá uma pausa de cinco dias no calendário. Portanto, a janela principal de verão poderá ser estendida até 1º de setembro sem ultrapassar o limite regulamentar.

A Fifa também estabeleceu um período de registro complementar entre os dias 27 de junho e 3 de julho. A medida foi criada para atender aos casos de jogadores com contratos encerrando no dia 30 de junho, data comum no calendário europeu e em outros países.
Os clubes poderão:
1 – Inscrever atletas que estejam livres após o fim de seus contratos
2 – Substituir jogadores que deixarem o elenco durante o torneio
3 – Realizar até seis mudanças na lista oficial de inscritos
4 – Acrescentar até dois nomes extras, elevando o total de 35 para 37 jogadores
5 – O regulamento exige que qualquer nova inscrição ocorra com pelo menos 48 horas de antecedência à próxima partida da equipe no torneio

Outras exceções
A Fifa introduziu ainda outras regras específicas para a primeira edição do Mundial. Por exemplo, os jogadores poderão defender três clubes diferentes na temporada, desde que o terceiro seja no Mundial de Clubes e mesmo após terem atuado em duas competições nacionais. Os goleiros podem ser substituídos a qualquer momento da competição. Assim, as equipes enviaram uma lista preliminar com até 50 atletas, reduzida para 35 nomes antes da estreia.
Dispensa nas datas-Fifa
As equipes classificadas para o torneio poderão não liberar seus jogadores para compromissos de seleções durante a disputa do Mundial, com exceção do período entre 2 e 10 de junho, justamente quando a entidade marcou os jogos das Eliminatórias Sul-Americana, com o Brasil em campo sob o comando de Carlo Ancelotti.
Portanto, a ausência de atletas poderá afetar a Copa Ouro da Concacaf. Ela coincide com a realização desse intervalo. A Fifa divulgou as alterações com antecedência para facilitar o planejamento das federações e dos clubes. POR LEONARDO DE SÁ