Por Leonardo de Sá

Flamengo e Palmeiras aparecem entre os clubes não europeus com maiores chances de avançar no novo Mundial de Clubes da Fifa, segundo simulações da empresa de estatísticas Opta. O torneio, que será disputado nos Estados Unidos entre 14 de junho e 13 de julho, contará com 32 equipes e segue um novo formato, inspirado na Copa do Mundo de seleções. Os brasileiros Botafogo e Fluminense também estão no torneio.

Seja um parceiro do The Football

O levantamento da empresa com IA, baseado em 10 mil simulações, reforça o favoritismo europeu. Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League, lidera o ranking com 18,5% de chances de título, seguido por Manchester City (17,8%) e Bayern de Munique (12,8%). Inter de Milão e Real Madrid fecham o top 5.

Mundial de Clubes da Fifa: Palmeiras, Botafogo e Fluminense já estão nos EUA; Flamengo embarca na quarta / Fifa

Entre os clubes da Conmebol, apenas dois brasileiros figuram com chances relevantes. O Palmeiras tem 51,3% de probabilidade de avançar à fase de mata-mata, 15% de alcançar as quartas de final e 4,7% de chegar à semifinal. A chance de título é de 0,3%. O Flamengo registra números semelhantes: 51,8% para passar da fase de grupos, 14,4% para jogar as quartas, 4,8% de chance de chegar à semifinal e também 0,3% com chance de título.

Grupos equilibrados

No Grupo A, o Palmeiras enfrenta o Porto, o Inter Miami e o Al Ahly, do Egito. De acordo com as projeções, nenhum dos quatro times ultrapassa 52% de chance de classificação, o que indica equilíbrio na chave. O Porto lidera o ranking no grupo com 60,5%.

Conheça todos os grupos e time do Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado a cada quatro anos / Fifa

O Flamengo estreia contra o Espérance, da Tunísia, e ainda terá pela frente o Borussia Dortmund, adversário europeu com desempenho instável nas simulações: 36,4% de chance de semifinal e 9,8% de ganhar o título. O Rubro-Negro tenta se firmar como o principal sul-americano da chave e da competição.

Outros sul-americanos

O River Plate aparece logo atrás dos brasileiros, com 48,9% de chances de avançar e 19,7% de alcançar as quartas de final — maior índice entre os sul-americanos. O clube da parte norte da Argentina tentou contratar Cristiano Ronaldo para o Mundial. O Boca Juniors tem menos de 10% de probabilidade em todas as fases analisadas.

Europa domina as previsões

Os 11 primeiros colocados no ranking da Opta são da Europa. Benfica (10º) e Porto (11º) fecham a lista dos principais favoritos. O Inter Miami, apesar de contar com Lionel Messi, campeão do mundo em 2022, tem apenas 12,9% de chance de avançar e 0,2% de título. Portanto, menos do que o Palmeiras, de Paulinho e do técnico Abel Ferreira. Auckland City e Al-Ain aparecem nas últimas posições, com menos de 5% de probabilidade de classificação.

SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok

Com jogos em solo americano e transmissão global, o novo Mundial de Clubes colocará frente a frente times de todos os continentes. E se os dados apontam para a manutenção da hegemonia europeia, o futebol ainda guarda espaço para surpresas. No campo, nem sempre o supercomputador acerta.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui