Com o resultado de 0 a 0 contra o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, em Miami, o Fluminense tornou-se a quarta equipe brasileira a classificar-se para as oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Apesar de Renato Gaúcho, malandramente, ter insinuado, nos últimos dias, que seu time entraria em campo para ganhar, sugerindo uma postura ofensiva e agressiva do Flu, quando a bola rolou no Hard Rock Stadium, em Miami, o time carioca não quis saber de correr riscos.
Seja um parceiro comercial do The Football
Com a vantagem de poder se classificar com um empate, o Fluminense começou a partida com uma postura cautelosa. Congestionou o seu campo e arriscou-se pouco, a ponto de não ter dado um único chute ao gol no primeiro tempo. Enquanto isso, o Mamelodi foi para cima, tentando definir a partida. O time de Pretória precisava da vitória para se manter na competição.

Aos 8 minutos, o camisa 10 do Mamelodi, o maranhense Lucas Ribeiro, descolou um passe preciso para o atacante Matthews na ponta esquerda chutar na saída do goleiro Fábio, que defendeu no reflexo. Dois minutos depois, o goleiro do Flu, o jogador mais velho do Mundial, voltou a intervir em um chute de Lunga.
Foi melhor sofrer e garantir a classificação do que jogar bonito e ficar de fora. O primeiro objetivo nosso na competição, nós conseguimos alcançar. RENATO GAÚCHO
Regulamento debaixo do braço
As tentativas do time sul-africano pararam por aí. Mesmo com a entrada de Arthur Sales, outro atacante brasileiro, no Mamelodi, nada mudou no segundo tempo. O Fluminense, que jogava com o regulamento debaixo do braço e não queria ficar fora da festa das oitavas, esteve perto de fazer um gol, aos 11 minutos, com Cano.
Em uma competição difícil, o mais importante é a classificação para a próxima fase e fomos inteligentes e focados para cumprir o nosso objetivo. Vamos trabalhar firmes para fazer uma boa preparação e seguir adiante.
LIMA, JOGADOR DO FLU
Debaixo do sol forte de Miami e de uma temperatura de 30°C, com sensação térmica de 37°C, o Fluminense conseguiu manter o ritmo cadenciado que lhe interessava. Se pouco ameaçava os sul-africanos, que controlavam bem mais a bola (57% contra 36%), também não correu maiores sustos. A bronca que Renato deu no elenco na bobeada diante do Ulsan, quando o time vencia por 1 a 0 e sofreu a virada, ajudou. O Fluzão jogou concentrado.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Com a vitória por 1 a 0 do Dortmund sobre o Ulsan, o Flu ficou com o segundo lugar do Grupo F, com cinco pontos. O Borussia terminou na liderança, com sete. Desse modo, o Fluminense começará a fase dos mata-matas no dia 30, em Charlotte, às 16h de Brasília, diante da Inter de Milão, que recentemente perdeu a Champions League para o PSG. Borussia e Monterrey fazem outro encontro das oitavas. POR FERNANDO VALEIKA DE BARROS, DE MIAMI