Renato Gaúcho está preocupado com a Inter de Milão. Disse que o Fluminense tem de ter “erro zero”, a despeito do que acompanhou o jogo do Flamengo com o Bayern de Munique. O Flu não deve enfrentar o rival italiano de peito aberto. Vai apostar naquela bola única para tentar ganhar. E deve se defender. O Flu vai atuar com três volantes.
Seja um parceiro comercial do The Football
Mas esse retrato não agrada ao ex-jogador Zé Elias, que conhece muito bem a Internazionale porque atuou no clube de 1997 a 1999 e nunca deixou de acompanhar a equipe italiana. Zé é comentarista da ESPN. Ele atendeu ao The Football e defendeu que a única chance de o time de Renato Gaúcho sonhar com a classificação é sair para o jogo, com Arias e seus companheiros.

MELHOR JOGO CONTRA O DORTMUND
A exemplo do empate com o Borussia Dortmund, quando o Flu festejou o empate sem gols, Renato deve adotar postura parecida nesta segunda-feira. Ele sabe a força da Inter e também admite que a competição entrou numa fase em que os times da Europa estão mais preparados, diferentemente da etapa inicial. A Inter mudou de treinador após perder o título da Champions League para o PSG. Tem sido um dos melhores times da Europa.
É uma nova Inter, com um novo treinador. Cristian Chivu rodou o time nesses primeiros jogos do Mundial de Clubes para conhecer melhor o elenco e o ambiente, por mais que ele já conheça por ter sido jogador do clube. Ele sabe o tamanho da Inter e as cobranças.
ZÉ ELIAS.
A diferença do Flamengo, que ficou pelo caminho diante do Bayern de Munique, para o Fluminense é o poder de fogo. O Rubro-negro tem muito mais opções ofensivas. O Fluzão aposta em Arias, que já foi eleito o melhor do jogo em duas partidas da fase de grupos. Isso tem um peso. Cano, Cannobio, Ganso, Keno e Everaldo são as outras opções de Renato para organizar o meio e o ataque.
É uma outra Inter (daquela que perdeu a Champions League para o PSG), da maneira de jogar… mas o time manteve sua qualidade técnica, com bons jogadores. Alguns saíram, mas o treinador vem construindo uma Inter forte. O Fluminense precisa jogar o seu melhor futebol, aquele que jogou contra o Borussia Dortmund. Se jogar atrás, esperando, e tentar sair nos contra-ataques, a Inter já está acostumada com isso porque eles enfrentam isso todos os sábados e domingos. Tem de ver como o Renato Gaúcho vai montar o time, ver a estratégia do Renato. Mas também acho que o Fluminense pode jogar, tem qualidade.
ZÉ ELIAS
Os italianos sabem como marcar. Por isso Arias deve ter muito trabalho para superar seus adversários e pouco espaço com a bola nos pés. Renato Gaúcho sabe de tudo isso. Ele não é bobo. Pode deslocar Arias para outros setores do campo, embora seja na esquerda seu melhor habitat.
Eles vão ficar de olho no Arias, não vão isolá-lo, mas terão um pouco mais de atenção nele. E a Inter vai dominar o meio de campo. Ficar só lá atrás, como foi o Flu contra o Mamelodi, é perigoso. O Renato tem de apostar numa estratégia para tentar surpreender. Ele tem de mudar a forma de jogar do Flu. A Inter tem um pequeno favoritismo.
ZÉ ELIAS