Não chamem Palmeiras e Flamengo para a mesma festa de fim de ano. As bravatas que estavam no andar de cima entre os presidentes Luiz Eduardo Baptista, o Bap, e Leila Pereira desceram para os dirigentes de futebol e estão batendo na porta dos treinadores. Anderson Barros, do Palmeiras, criticou as declarações de seu par na Gávea, José Boto, e também do técnico Filipe Luís sobre a arbitragem de Wilton Pereira Sampaio neste domingo. Tudo porque o juiz não marcou um pênalti nos minutos iniciais da partida no Maracanã, de Jorginho em cima de Gustavo Gómez.
Jorginho meteu a mão nas costas do zagueiro e capitão do Palmeiras e o empurrou na área. Pênalti. Na minha opinião, claro. Mas o juiz não deu e o jogo seguiu. O Flamengo ganhou por 3 a 2 e se juntou ao time paulista na primeira colocação do Brasileirão com 61 pontos. O Palmeiras tem uma vitória a mais. Wilton Sampaio também expulsou Piquerez quando o jogo já havia acabado. Fez isso por reclamação excessiva do jogador.

O Flamengo não jogou bem, mas foi efetivo, com três gols nas chances que criou. Os três gols dos donos da casa nasceram após erros individuais dos jogadores do Palmeiras. Isso é muito verdade também. Fuchs e Aníbal pisaram na bola. O Palmeiras foi melhor, mas lamentou os erros da arbitragem. Na minha opinião, apenas um erro. Abel reclamou de uma falta em cima de Vitor Roque no lance que acabou em pênalti para o Fla. Não foi nada. E ainda entendo que o Palmeiras teve tempo para se defender, diferentemente do lance do pênalti não marcado de Jorginho. Mas também entendo que esse lance é interpretativo. O juiz não deu.
Sinto que nenhuma equipe foi prejudicada. E se tem alguém que não pode reclamar da arbitragem é o Palmeiras.
FILIPE LUÍS
Filipe Luís acusa Palmeiras
Mas Filipe Luís não podia fazer o comentário acima sobre o Palmeiras. Ele “comprou” a briga do presidente Bap e do diretor de futebol do clube, José Boto. Uma briga que não era sua. O treinador do Flamengo quebrou algumas barreiras. Acusou o Palmeiras e não a arbitragem, que é o mais comum. Ele aceitou uma briga e falou o que não deveria. Criticar a arbitragem é uma coisa, mas insinuar que o rival é beneficiado por ela, é outro bem diferente. E foi exatamente isso que Filipe Luís fez. John Textor fez a mesma coisa no ano passado. Foi punido. Todo fim de semana há acusações contra a arbitragem. Mas esse foi contra o Palmeiras.
Nota do diretor Anderson Barros
Diferentemente de alguns clubes, que justificam seus insucessos culpando terceiros, não vamos responsabilizar a arbitragem pelo resultado de hoje. Perder ou ganhar faz parte do jogo, e estou orgulhoso pela forma como nos impusemos fora de casa contra uma grande equipe. Mas não podemos tolerar a hipocrisia.
É inaceitável que o (técnico) Filipe Luís e o (diretor José) Boto sigam fazendo acusações contra o Palmeiras, ainda mais depois de um jogo em que houve erros da arbitragem que favoreceram o Flamengo. Sobre esses erros, a direção do Palmeiras vai discutir com a Comissão de Arbitragem dentro dos fóruns adequados, como sempre faz.
Respeito o Filipe Luís pela trajetória que construiu como atleta e que agora vem desenvolvendo como treinador, mas é falta de ética falar de outro clube da maneira como ele falou. Quanto às declarações do Boto, elas não me surpreendem. Basta nos lembrarmos da mentira que ele contou na zona mista do Allianz Parque, após o jogo do primeiro turno, quando disse que dirigentes do Palmeiras haviam tentado invadir o vestiário da arbitragem, o que foi desmentido por todos, inclusive na súmula.
Espero que a Justiça Desportiva seja firme com quem, semana após semana, mente e usa de insinuações sem provas para pressionar, em busca de benefício esportivo. Pelo bem do futebol brasileiro, essa pressão precisa acabar! O que vivemos nos últimos dias foi muito grave e requer uma reflexão de todos.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Briga na Libertadores
Empatados com 61 pontos, Palmeiras e Flamengo vão duelar até o fim da temporada, com a possibilidade de se encontrarem na decisão da Libertadores. Nesta semana, o Palmeiras visita a LDU e o Flamengo recebe o Racing.