O mercado do futebol brasileiro vive um momento histórico em relação a patrocínios máster e seus valores. Nunca se pagou tanto para ter marcas nas camisas dos times. Neste ano, os clubes da Série A alcançaram cifras recordes, com acordos que, somados, beiram a marca de R$ 1 bilhão por temporada. A entrada agressiva das casas de apostas no cenário esportivo transformou o patrocínio em uma das principais fontes de receita dos times. Todo mundo quer renegociar seus contratos com as bets. Para mais, claro.
O grande destaque nesse cenário é o Flamengo, que anunciou recentemente acordo com a Betano, avaliado em R$ 220 milhões fixos/ano, mas podendo chegar a R$ 268,5 milhões com metas esportivas e comerciais batidas. Trata-se do maior contrato de patrocínio da história do futebol nacional, consolidando o time Rubro-Negro como líder absoluto nesse segmento.

Na vice-liderança aparece o São Paulo, patrocinado pela Superbet, com valores que giram em torno de R$ 113 milhões anuais. Logo atrás, o Corinthians mantém seu contrato de R$ 103 milhões com a Esportes da Sorte, enquanto o Palmeiras recebe R$ 100 milhões fixos da Sportingbet, podendo elevar a cifra a R$ 170 milhões em caso de conquistas importantes. O time ainda não ganhou nada neste ano. Disputa a Libertadores e o Brasileirão, mas perdeu o Paulistão e foi eliminado da Copa do Brasil. Esses times estão acima dos R$ 100 milhões.
Abaixo dos R$ 100 milhões
Outros clubes também figuram com cifras relevantes: o Atlético-MG recebe cerca de R$ 60 milhões por ano da H2Bet, com possibilidade de ultrapassar os R$ 200 milhões no acumulado do contrato. O Vasco fechou com a Betfair por R$ 57,5 milhões anuais, enquanto que Botafogo, Santos e Fluminense orbitam na casa dos R$ 52 milhões a R$ 55 milhões por temporada, com VBet, 7K e Superbet, respectivamente.

No Sul, Grêmio e Internacional compartilham o patrocínio da Alfa.bet, cada um recebendo R$ 50 milhões anuais — quase o dobro do que faturavam anteriormente com o Banrisul. Já o Cruzeiro, parceiro também da Betfair, arrecada aproximadamente R$ 40 milhões. Esse cenário evidencia não apenas a força comercial dos clubes brasileiros, mas também a consolidação das casas de apostas como protagonistas do mercado esportivo. Ao mesmo tempo, especialistas alertam para a necessidade de diversificação das fontes de receita, a fim de reduzir riscos em caso de mudanças regulatórias.
Com cifras cada vez mais altas, o Brasileirão reforça sua posição entre as ligas mais valiosas do mundo em termos de patrocínio, aproximando-se de padrões vistos na Europa em clubes menores e trazendo novas expectativas de investimento e competitividade para o futebol brasileiro. A unificação de uma liga única para o Brasileirão pode aumentar o poder de fogo desses times no mercado anunciante.
Veja o ranking de agosto de 2025
1. Flamengo – Betano (por ano)
R$ 200 milhões/R$ 268 milhões
2. São Paulo – Superbet
R$ 113 milhões
3. Corinthians – Esportes da Sorte
R$ 103 milhões
4. Palmeiras – Sportingbet
R$ 100 milhões/R$170 milhões
5. Vasco – Betfair
R$ 57,5 milhões
6. Atlético-MG – H2Bet
R$ 60 milhões
7. Botafogo – VBet
R$ 55 milhões
8. Santos – 7K
R$ 52,5 milhões
9. Fluminense – Superbet
R$ 52 milhões
10. Grêmio/Internacional – Alfa.bet
R$ 50 milhões
11. Cruzeiro – Betfair
R$ 40 milhões
Este texto foi escrito com ajuda de IA e editado pelo The Football





