Um amigo corintiano me perguntou nesta semana quem foi melhor: Ronaldo ou Memphis Depay? Demorei um segundo para responder. Ronaldo, é claro. Mas aí ele me explicou o que queria saber, de fato. Não era na carreira, mas com a camisa do Corinthians. Minha resposta não mudou. Ronaldo foi muito melhor do que é atualmente Memphis Depay. Foi?

Siga The Football

Ronaldo tinha 31 anos quando chegou ao Parque São Jorge, numa negociação em que ninguém botava fé que ela poderia acontecer. Ronaldo já era o Fenômeno e nenhum corintiano acreditava que aquela conversa de sua contratação era verdadeira. Ele estava no Milan. E antes disso, fez fama no Real Madrid. Quando ele chegou, o Corinthians tinha um time montado, com bons jogadores. Tinha Alessandro, Chicão, Dentinho, Paulo André… Não era uma “seleção”, mas dava para o gasto. O técnico era o Mano Menezes.

Ronaldo é apresentado no Corinthians ao lado do presidente Andrés Sanchez em 2009: ele ficou dois anos / Corinthians

Quando Ronaldo vestiu a camisa do Corinthians o vento parou de soprar. Era uma condição diferente de tudo no futebol brasileiro. Ronaldo estava gordo? Era um jogador acabado? Ninguém mais acreditava nele? Havia uma mistura de sentimentos e dúvidas mesmo entre os corintianos. Os rivais desdenharam em tom de piada e gozação. Mas não era à toa que o cara era chamado de Fenômeno.

Duas conquistas em 2009

E deu no que deu. Ronaldo fez 69 jogos pelo time de 2009 a 2011. Ele marcou 35 gols, um deles que derrubou o alambrado. Foi titular em 67 partidas, com 35 vitórias e 13 derrotas. Com ele em campo, o Corinthians teve 60% de aproveitamento. Seu peso nunca foi revelado enquanto ele vestia a camisa do Corinthians. Em seu primeiro ano no clube, Ronaldo foi campeão do Paulistão e da Copa do Brasil. Ele ficou duas temporadas antes de se despedir aos 34 anos. O corintiano tem orgulho de Ronaldo. Ele entrou para o grupo dos grandes jogadores que passaram pelo time, como Garrincha.

SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok

Memphis Depay era uma aposta quando veio para o Brasil. Mas também teve peso na contratação, afinal, era um atacante da seleção holandesa, artilheiro, mas que não tinha mais espaço na Europa. Nem de longe era conhecido como Ronaldo. Mas era um holandês. Sua fama aumentou quando o técnico da Holanda, o ex-zagueiro Ronald Koeman, veio ao Brasil para vê-lo em ação no Corinthians. Koeman fez história no Barcelona.

Memphis Depay completou um ano no Corinthians e se tornou ídolo da Fiel: time depende muito dele / Corinthians

Opa! A partir daí, Memphis começou a ganhar peso no futebol brasileiro. Há muito respeito pela Holanda em Copas do Mundo. E Memphis Depay era um jogador holandês do time nacional. Não demorou para Memphis mostrar sua qualidade e alegria. O Corinthians depende muito mais de Depay do que dependia nos tempos de Ronaldo. Memphis é meio time hoje. Ronaldo não era.

Campeão do Paulistão

Neste primeiro ano, com 52 jogos, Memphis foi titular em 42 partidas e marcou 15 gols. Com ele, o time teve 28 vitórias e 12 derrotas. Ele deu 14 assistências para gol. Também assumiu a artilharia histórica da seleção holandesa, com 52 gols. Não é pouco. No entanto, há uma condição que ele pode empatar com Ronaldo neste ano: títulos na mesma temporada. Memphis foi campeão paulista neste ano e pode ser também da Copa do Brasil, como Ronaldo foi em 2009. O fato é que ambos estão na história do clube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui