Quanto de Abel tem nesse Palmeiras que não se entrega, que se renova e que não se quebra diante das condições mais adversas dentro de campo? Tem muito. O treinador “é o Palmeiras” hoje, claro, sem tirar o enorme mérito dos torcedores e dos jogadores, da comissão que o auxilia, da presidente Leila e dos colaboradores do clube. É difícil não dar ao treinador os méritos que nenhum outro tem no futebol brasileiro.

Siga The Football

Abel se tornou um técnico completo no futebol brasileiro. Está pronto para comandar qualquer equipe do mundo, mesmo a despeito das dificuldades do idioma. Não me refiro aqui ao “ganhar ou perder” das partidas. Como ele mesmo diz, nenhum time vai só ganhar ou só vai perder. Refiro-me às suas ideias. O futebol brasileiro carece de ideias e Abel trouxe algumas ideias para cá. Ele foi amadurecendo todas elas ao longo dos cinco anos completados nesta quinta-feira desde a sua chegada sem barulho e como uma aposta do Palmeiras.

Abel não consegue se segurar após a classificação do Palmeiras e chora no gramado do Allianz Parque / Palmeiras

Abel sabe gerir seu elenco e os jogadores confiam nele. É um líder de gente e técnico. Entende do riscado. Ou seja: ninguém no vestiário trabalha contra ele, nem os reservas. Ele sabe motivar a todos e implementou de vez a ideia de grupo. Abel enterrou no Palmeiras o time titular. Ele não tem medo de usar seus atletas, como fez na partida contra a LDU com Allan e Sosa, por exemplo. O garoto soube que jogaria no dia. Estava pronto.

Abel faz dinheiro no Palmeiras

O treinador também ganha dinheiro para o clube. Isso é um ponto importante no futebol moderno. Ele revela garotos, pede para segurar jogadores a fim de desenvolvê-los, como fez com Flaco, e autoriza as vendas. Abel tem visão de elenco. Sabe quando tem de renovar o time sem machucar ninguém. Entende ser esse o seu trabalho. Se ganhar a Libertadores, o clube vai receber quase R$ 200 milhões de premiação.

Em nome do Palmeiras, ele compra qualquer briga. Provoca, discute e acusa. Ele se transforma e faz teatro. É o seu estilo. Vale lembrar que Abel não tinha nenhum título antes de assinar com o Palmeiras. Era um “treinador da base” em busca de oportunidades. Quase foi para o Catar. E só não foi porque as mulheres de sua vida não deixaram, como sua esposa e filhas. O choro no gramado, e também na entrevista, tira a máscara de um profissional que sabe que não pode parecer fraco, que não pode baixar a guarda em nenhum momento, como tem feito há cinco anos.

SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok

O torcedor aprendeu a entender Abel e a valorizar o seu trabalho, que é construído a cada partida. Não é apenas ganhar os jogos e festejar as conquistas. É viver as alegrias e as tristezas do futebol e contar essas histórias. É sentir a emoção. Os palmeirenses têm vivido isso. Os rivais sabem o tamanho e a importância do treinador português.

Títulos do Abel

Libertadores: 2020 e 2021
Brasileirão: 2022 e 2023
Copa do Brasil: 2020
Supercopa do Brasil: 2023
Recopa Sul-Americana: 2022
Paulistão: 2022, 2023 e 2024

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui