Raphinha vai para a Copa do Mundo. Não é uma informação, mas a certeza de que o técnico Carlo Ancelotti não vai deixar para trás o único jogador brasileiro indicado ao prêmio The Best da Fifa desta temporada. A safra é péssima, portanto. Salvo uma nova lesão, não há dúvidas de que o atacante do Barcelona estará na lista do treinador italiano. Nem Vini Jr., o atual Melhor do Mundo, foi indicado neste ano. A Fifa divulgou sua lista nesta quinta-feira.

Brasileiros em baixa

Ter apenas Raphinha na relação prova a fragilidade do jogador brasileiro na Europa. E ele nem é favorito, apesar dos gols e das boas jogadas pelo clube espanhol. Mas o Barcelona, por exemplo, não esteve no Mundial de Clubes da Fifa, tampouco ganhou a Liga dos Campeões, título que pertence ao PSG. Endrick não se firmou no Real Madrid. Vini Jr, vive maus momentos no clube espanhol. O Palmeiras trouxe Vitor Roque do Bétis…

Brasileiros eleitos os melhores do mundo pela Fifa: o último deles foi Vini Jr., do Real Madrid, atual vencedor / Montagem

Com todos os seus méritos, e não são poucos, Raphinha não é favorito. Escolher dois brasileiros seguidamente é muito raro. Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho foram escolhidos em temporadas seguidas. O Fenômeno foi eleito três vezes. Ronaldinho, duas.

Clubes do Mundial

Três times brasileiros que disputaram o Mundial de Clubes da Fifa tiveram jogadores indicados para a seleção do ano. É um prêmio menor. Vale para pedir aumento de salário. O Flu teve três nomes na lista: o goleiro Fábio, o zagueiro Thiago Silva e o atacante Jhon Arias. O Flamengo não teve ninguém. O Botafogo tem dois representantes: o goleiro John e o atacante Luiz Henrique. E o Palmeiras vai com Weverton. As indicações são referentes à temporada 2024/25.

Concorrem ao The Best

Raphinha (Barcelona)
Ousmane Dembélé (PSG)
Achraf Hakimi (PSG)
Harry Kane (Bayern de Munique)
Kylian Mbappé (Real Madrid)
Nuno Mendes (PSG)
Cole Palmer (Chelsea)
Pedri (Barcelona)
Mohamed Salah (Liverpool)
Vitinha (PSG)
Lamine Yamal (Barcelona)

Vai ser difícil tirar o prêmio de melhor treinador de Luís Enrique, do PSG. Os indicados são Javier Aguirre (México), Mikel Arteta (Arsenal), Hansi Flick (Barcelona), Enzo Maresca (Chelsea), Roberto Martínez (Portugal) e Arne Slot (Liverpool). Na verdade, Maresca também é um forte concorrente. O Chelsea ganhou o Mundial de Clubes justamente contra o PSG. Uma votação no site da Fifa vai definir os três finalistas das categorias. A eleição vai até o dia 28 de novembro.

Entre as mulheres

Sandy Baltimore (Chelsea)
Nathalie Bjorn (Chelsea)
Aitana Bonmati (Barcelona)
Lucy Bronze (Chelsea)
Mariona Caldentey (Arsenal)
Temwa Chawinga (Kansas City Current)
Kadidiatou Diani (Lyon)
Melchie Dumornay (Lyon)
Patri Guijarro (Barcelona)
Lindsey Horan (Lyon)
Lauren James (Chelsea)
Chloe Kelly (Manchester City/Arsenal)
Ewa Pajor (Barcelona)
Claudia Pina (Barcelona)
Alexia Putellas (Barcelona)
Alessia Russo (Arsenal)
Leah Williamson (Arsenal)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui