O torcedor do Palmeiras não vai poder acompanhar o último treino do time de Abel Ferreira antes da “decisão” contra a LDU no Allianz Parque. Havia a expectativa de o treinador liberar parte do estádio para os torcedores, de modo a esquentar o que vai ser na arena nesta quinta-feira. Havia até uma hashtag circulando nas redes sociais (#LiberaoTreino). Mas a comissão técnica do time decidiu por manter os portões fechados.
O pedido caiu muito bem na cúpula do Palmeiras, inclusive com Abel. Mas a decisão, conforme apurou o The Football, tem mais a ver com as estratégias de jogo do que com o fato de recusar a torcida ao lado dos jogadores um dia antes. Liberar treino já foi uma estratégia de muitos treinadores. O técnico Felipão fazia isso com alguma frequência. Era um jeito de também motivar o elenco e mostrar aos atletas que eles estavam jogando pela alegria de muita gente.

Abrir ou fechar o treino para os torcedores é uma estratégia válida. Mas é preciso avaliar com bastante cautela pelo técnico, sobretudo nas condições do Palmeiras. O time precisa fazer três gols no mínimo para levar a decisão para os pênaltis. Então, Abel vai ter de fazer muita coisa diferente em campo. O seu time vai precisar ser uma máquina de gols. Há decisões a serem tomadas nesse último treino. E elas não podem “vazar” para o adversário, que já faz as malas para chegar ao Brasil.
Abel, o estrategista
De modo que os torcedores e os jornalistas terão de esperar o dia do jogo para conhecer o plano de Abel. Já virou um mantra dizer que o técnico “sempre tem um plano”. Desta vez, Abel vai precisar de tudo o que está no seu livro e também de um toque de “magia”, como ele mesmo brincou na última entrevista.
Abel é do trabalho e continua sendo. Não acredita em bruxas, mas sabe que elas existem. Ele se apega a tudo que pode para tentar levar o Palmeiras para mais uma decisão de campeonato. Era para ele anunciar sua renovação de contrato no mesmo dia do jogo, dia 30, quando completa cinco anos desde que chegou ao Brasil. Não há clima para isso com tantas preocupações com a partida. É um jogo, mas ele sabe o tamanho desse jogo. Quem sabe ele não anuncia sua permanência em caso de classificação. Se acontecer isso será uma festa completa para o torcedor.





