Depois de duas semanas raras — talvez únicas — no calendário do futebol brasileiro, a grande pergunta que se impõe é simples e incômoda: será que, dessa vez, alguma coisa vai mudar? Com o país inteiro hipnotizado pelo Super Mundial de Clubes nos Estados Unidos, os times que ficaram por aqui viveram uma espécie de privilégio: férias, descanso e uma pré-temporada no meio do ano. Um luxo. Algo que técnicos vivem a cobrar, a clamar, a usar como justificativa para maus resultados e times sem identidade. Agora tiveram. E o que farão com isso?

Seja um parceiro comercial do The Football

Porque a história já nos ensinou: nem sempre mais tempo significa mais desempenho. Na teoria, o intervalo é um presente. Na prática, costuma virar desculpa. Quando falta jogo, culpam a falta de ritmo. Quando sobra jogo, culpam o excesso. No fim, técnicos e jogadores vivem confortavelmente protegidos por um manto de justificativas.

Hernán Crespo assume o comando do São Paulo no lugar de Luís Zubeldía para oferecer dias melhores ao clube/ São Paulo

Nos bastidores do futebol, há quem diga que muitos treinadores até preferem o caos. O calendário maluco funciona como escudo. Serve para esconder a ausência de ideias, a dificuldade de formar sistemas, a incapacidade de desenvolver times que joguem bem. Quando sobra tempo, faltam respostas — e as fragilidades aparecem.

Quem volta melhor?

É nesse clima que o Campeonato Brasileiro está de volta. E traz com ele um inevitável ar de cobrança. Será que Dorival Júnior, agora com tempo para trabalhar, conseguirá dar um mínimo de padrão ao Corinthians, perdido entre lampejos e fracassos? E Hernán Crespo, recém-chegado, já terá conseguido colocar sua assinatura no novo São Paulo pós-Zubeldía? Cleber Xavier conseguiu começar, ao menos, a montar um Santos com cara — reforçado por Neymar e outros nomes? E no Palmeiras, caberá a Abel Ferreira o desafio de recuperar o ânimo de um elenco ferido pela queda precoce no Mundial?

SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok

São perguntas que, a partir deste fim de semana, começam a ser respondidas. O campeonato está de volta, no vácuo dos bons ventos trazidos pela competição da Fifa, que nãp acabou ainda – neste domingo tem a grande final entre Chelsea x PSG, em New Jersey, com cobertura do The Football. O Mundial empolgou, inspirou, mostrou caminhos. Mas será que alguém aprendeu alguma coisa?

VEJA OS JOGOS DO BRASILEIRÃO

Sábado
16h30 – Flamengo x São Paulo
16h30 – Inter x Vitória
18h30 – Vasco x Botafogo
21h – Bahia x Atlético-MG

Domingo
19h – Corinthians x Bragantino
20h30 – Fortaleza x Ceará
20h – Jucentude x Sport

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui