A CBF manifestou interesse em receber da Fifa o direito de sediar a segunda edição do Mundial de Clubes da Fifa em 2029. A informação foi noticiada primeiramente pelo O Globo. Mas isso não é possível. Pelo menos não era, uma vez que a competição nasceu para ser realizada no país-sede da Copa do Mundo um ano antes da disputa.
Seja um parceiro do The Football
Por isso que o Mundial de Clubes foi parar nos Estados Unidos, país-sede da competição de seleções em 2026, ao lado de México e Canadá. Portanto, até então, a segunda edição do torneio deveria ser na Espanha ou em Portugal. Tem muito mais a ver.

Mas a Fifa se rende às boas ofertas com alguma facilidade. O presidente da CBF, Samir Xaud, admitiu em nota que manifestou o desejo de receber a competição a Gianni Infantino. A decisão deve ser tomada nos próximos dois anos.
Brasileiros têm de ganhar a Libertadores
A Fifa fará um estudo completo da primeira edição do Mundial, de modo a avaliar pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados para só depois encaminhar o local da próxima edição. Vale lembrar que a regra para os brasileiros é ganhar a Libertadores já a partir deste ano: 2025, 2026, 2027 e 2028.
Tudo começou com uma conversa de apresentação. Falei dos meus objetivos à frente da CBF e disse que queremos estar mais próximos da Fifa. Elogiei o evento e o nível dos clubes brasileiros e, por fim, coloquei o país à disposição para receber o próximo Mundial de Clubes. O presidente Gianni Infantino ficou feliz, disse que é totalmente possível. Agora vamos trabalhar para que dê certo. Vai ser um golaço.
Samir Xaud
No fim da primeira fase do Mundial de Clubes dos Estados Unidos, o presidente da CBF vai se manifestar no sentido de avaliar o que tirou de lição da competição e o que pode ajudar a melhorar o futebol brasileiro. Um ponto importante é mais dias no calendário para treinar e menos jogos na temporada. Samir já entendeu que os times do Brasil estão bem nos Estados Unidos porque eles estão com tempo para treinar. Ele sacou que essa janela precisa ser aberta.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
A CBF já acenou com a redução dos Estaduais. Isso vai abrir mais espaço para os times. No mínimo, são seis jogos a menos ou duas semanas. Há a expectativa de mudanças também nas datas das competições da Conmebol, com jogos únicos em algumas fases e não mais partidas de ida e volta. Mas isso ainda não está decidido.
Dez jogos a menos?
A CBF e a Conmebol podem tirar dez jogos do calendário brasileiro já a partir do próximo ano, quando também terá parada obrigatória do futebol por causa da Copa do Mundo. É um bom começo. Samir tem na redução do calendário uma de suas promessas.





