Luís Henrique Costa
Da ESPM / The Football

A posição de centroavante no Santos tem sido um grave problema nos últimos anos, com tentativas frustradas de diferentes jogadores vestindo a camisa 9. Quem acompanha o time conhece o problema e já viu inúmeros atletas passarem pela posição, mas nenhum deles com sucesso. A lista vai longe, como jogadores que não deixaram saudades: Julio Furch e Alfredo Morelos foram dois deles.

Siga The Football

Nesta temporada, o problema é ainda maior: o time luta contra o rebaixamento e depende de Tiquinho Soares e Lautaro Díaz para marcar os gols necessários e tirar o time do buraco. E livrá-lo de nova queda para a Série B. O Santos está no Z-4.

Tiquinho Soares chegou do Botafogo no começo do ano, mas não se firmou no ataque do Santos / Santos

Uma possível solução para o ataque do Santos estava na base, mas os dirigentes não enxergaram isso. Luca Meirelles foi vendido em agosto deste ano por 12 milhões de euros, aproximadamente R$ 75,5 milhões, ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, um país em guerra. O clube ainda ficou com 15% do contrato. Segundo Alexandre Mattos, executivo de futebol do Santos, a venda do garoto foi “ótima”, porque o Santos precisava de dinheiro e o valor negociado foi “muito bom”.

Luca, garoto da base, atuou pouco

No entanto, a torcida reclamou. Luca, de 18 anos, não teve muitas chances no profissional. O garoto já estava no time de cima. Ele foi relacionado em 17 partidas. Atuou em três jogos como titular, somando, ao todo, 354 minutos. No sub-20, o centroavante teve números melhores: 14 gols e uma assistência em 25 partidas.

Desde que chegou ao Shakhtar Donetsk, o atacante jogou dez partidas, marcou quatro gols e deu uma assistência. O técnico Juan Pablo Vojvoda não teve oportunidade de trabalhar com o garoto. Nenhum técnico enxergou o menino como boa aposta. Luca era a terceira opção no ataque, atrás de Tiquinho Soares e Deivid Washington.

Lautaro Díaz estava no Cruzeiro antes de desembarcar em Santos: atacante argentino peca na técnica / Santos

Assim como Luca, Deivid Washington também é um menino da Vila. Ele voltou ao Santos este ano por empréstimo junto ao Chelsea, com contrato válido até o fim de 2025. No entanto, os Blues solicitaram a devolução do jogador. O atacante retornou à Inglaterra no início de setembro. Enquanto esteve no time, Deivid marcou dois gols em 22 jogos.

Era para ser Tiquinho Soares

O camisa 9 deste ano deveria ser Tiquinho Soares, contratado do Botafogo. Ele tem 34 anos. O jogador chegou na equipe paulista após um ano vencedor no Rio, mas a forma como aconteceu a sua transferência foi criticada por boa parte da torcida também. Para ficar com Tiquinho, o Santos repassou ao Botafogo o zagueiro Jair. Era uma promessa da casa. Após apenas seis meses no clube carioca, Jair foi vendido ao Nottingham Forest, da Inglaterra, por 12 milhões de euros, cerca de R$ 78,5 milhões.

SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok

Tiquinho Soares chegou ao Santos em janeiro com expectativa de ser o “homem-gol” da equipe. Atuaria ao lado de Neymar. Mas somando todas as competições que Tiquinho disputou, o desempenho do centroavante não foi dos melhores: atuou em 38 jogos até agora, marcou sete gols e deu somente quatro assistências. A expectativa com a sua chegada era alta, ainda mais por envolver o zagueiro Jair na negociação, mas o experiente jogador não entregou ainda o que se esperava dele.

Luca Meirelles, de 18 anos, não teve muitas chances no Santos e foi vendido para o futebol da Ucrânia / Santos

Já na janela de transferências do meio do ano, quem chegou à Vila para tentar assumir a posição foi Lautaro Díaz, mesmo não sendo um centroavante de ofício. O jogador foi contratado por empréstimo junto ao Cruzeiro, com acordo válido até julho de 2026. Antes de chegar, o atacante estava sem espaço no time mineiro, algo justificável pela temporada mágica de Kaio Jorge. Nem Gabigol tem lugar no Cruzeiro de Leonardo Jardim.

Lautaro assumiu rapidamente a titularidade e se tornou referência na frente, atacando mais espaços e sendo mais móvel do que Tiquinho Soares, que foi para o banco. O argentino tem garra, raça e disposição, mas peca em técnica e habilidade, algo que ficou escancarado na sua atuação contra o Palmeiras, no Allianz Parque.

Chulapa, Coutinho…

Desde que chegou ao Santos, Lautaro Díaz fez 11 partidas, marcou três gols e deu uma assistência. Ele está longe do ideal de ser quem o time paulista precisa na área. Lautaro marcou um dos gols do Santos contra o Flamengo neste domingo, no Maracanã. Nos últimos anos, ocupar a posição de centroavante em um clube como o Santos não tem sido fácil. O time já teve jogadores consagrados na posição, como Serginho Chulapa, Coutinho, Ricardo Oliveira, Deivid e tantos outros, mas não encontra um atleta à altura neste ano. Todos os jogadores testados fracassaram. Era para ser Marcos Leonardo, mas o atacante também foi embora da Vila. Portanto, a vaga está aberta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui