O Corinthians é, pela quarta vez na sua história, dono da Copa do Brasil. Após a vitória por 2 a 1 sobre o Vasco em pleno Maracanã, que selou o título, o técnico Dorival Júnior aproveitou os holofotes da conquista para fazer um desabafo. Em meio à euforia do título, o comandante alvinegro não poupou críticas à forma como ele sente que o treinador brasileiro é tratado no país, pedindo uma mudança de postura por parte da imprensa e dos torcedores. Também pediu respeito ao seu trabalho.
A conquista deste domingo coloca Dorival em um patamar diferenciado na história do torneio nacional. A exemplo do próprio Corinthians, é a quarta vez que o treinador levanta a taça da Copa do Brasil. Ele venceu anteriormente com Santos, Flamengo e São Paulo. Com o novo troféu na prateleira, o técnico iguala Luiz Felipe Scolari como o maior vencedor de todos os tempos da competição.

Gostaria que as pessoas respeitassem um pouco mais a figura do treinador brasileiro. E isso não acontece. É uma pena. O brasileiro pisa no próprio brasileiro. Nós temos profissionais de muito bom nível, que estão preocupados em trabalhar e se desenvolver. Mesmo assim, parece que estamos sendo escanteados a todo momento. Está na hora de voltarmos às nossas origens. Desenvolvermos treinadores que acreditem no futebol bem jogado.
Dorival Júnior
Dorival foi além. “O Campeonato Brasileiro foi o Filipe Luís que ganhou. A Libertadores, foi ele também. A final da Copa do Brasil foi com dois técnicos brasileiros. Acho que isso mostra que temos capacidade. Não estou nos comparando com ninguém, muito pelo contrário. Respeito todos os profissionais que aqui estão, e acho importante a presença deles. Buscar alguém ótimo lá de fora? Sim. Mas também temos pessoas ótimas aqui.“
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Conquista coletiva e pessoal
Além do desabafo, Dorival detalhou o quão árduo foi o caminho até o topo com o Timão. Segundo ele, o trabalho no Parque São Jorge foi um dos mais exigentes de sua carreira. “Foi um dos trabalhos mais complicados e difíceis que tive. Pensávamos em Corinthians desde quando despertávamos até o momento de deitarmos.”
O que mais Dorival disse
Dorival aproveitou para revelar alguns detalhes da conquista e dos bastidores do Corinthians ao longo da temporada. “Eu havia saído da seleção brasileira e a minha disposição era de não trabalhar ao longo desse ano. Já havia conversado com outros clubes, mas não estava num momento adequado para um novo trabalho em sequência. Resolvi aceitar esse convite porque achava que precisava dar uma resposta a mim mesmo. Por isso aceitei o convite do Corinthians.”
O tempo passou, o trabalho do dia a dia aconteceu e Dorival deu a tal resposta que queria dar. “Chegamos à final merecidamente, com muito trabalho, muita dedicação e quando todos questionavam e duvidavam da gente. Ninguém acreditava e o Corinthians chegou como chegou o São Paulo no título de 2023 e como chegou também o Flamengo em 2022. É uma satisfação poder ter ganho por várias equipes e agora alcançar mais um resultado com um time grande do país.”

Memphis e a superação do elenco
O treinador também fez questão de enaltecer o papel de Memphis Depay na campanha vitoriosa. Para Dorival, o holandês entregou exatamente o que se esperava de um jogador do seu nível. “Memphis é muito profissional. Ele nos auxiliou muito e é um jogador de muito bom nível, todos viram isso hoje”, comentou o técnico, ressaltando que o atacante foi peça-chave nos momentos decisivos da temporada.
Por fim, Dorival agradeceu o suporte da diretoria para manter o ambiente interno saudável apesar das turbulências externas. Para o tetracampeão da Copa do Brasil, o título é a resposta definitiva para quem questionou ou maltratou o trabalho realizado ao longo do ano, selando uma trajetória de superação e competência no comando do Corinthians.
“A todos aqueles que confiaram, que acreditaram, o meu muito obrigado, de coração. Àqueles que foram céticos, brincalhões, zombeteiros, infelizmente eu só tenho de deixar uma boa noite e um agradecimento. Porque eles só nos motivaram a crescer, a melhorar e a buscar uma conquista como a de hoje.”





