O Santos foi a equipe que mais contratou jogadores entre os grandes paulistas, com 20 reforços na temporada. E a segunda em gastos com atletas, com investimento de R$ 158 milhões, atrás apenas do Palmeiras. No entanto, o time da Baixada Santista vive uma situação delicada na tabela do Brasileirão: está na 16ª posição, com 32 pontos. É o primeiro clube fora da zona de rebaixamento. Portanto, a ameaça de voltar para a Série B é real. Esse cenário na reta final do Brasileirão levanta muitos questionamentos na Vila. E o principal deles é saber se o Santos vai cair com Neymar.

Siga The Football

O Santos perdeu para o Vitória em casa e empatou com o Botafogo no Rio. Poderia ter feito seis pontos, mas somou apenas um. Foi, aliás, a primeira vitória do time baiano na Vila Belmiro na história do confronto. Há mais de 30% de probabilidade de o Santos ser rebaixado, de acordo com as contas do Departamento de Matemática da UFMG.

Torcida do Santos lotou o Morumbis em partida do Santos nesta temporada: time de Neymar precisa jogar mais / Santos

O caminho do Santos na sequência da competição também é cheio de armadilhas. O time de Neymar, que ainda não tem data para voltar (ele está fora há mais de um mês, desde o dia 18 de setembro, machucado), encara rivais da parte da cima da tabela, portanto, teoricamente, todos mais bem colocados e melhores do que ele. A probabilidade de se dar mal em campo aumenta.

Palmeiras e Flamengo

O Santos tem duelos duros com Palmeiras e Flamengo, por exemplo, dois dos principais times do Brasil, que também podem chegar à final da Libertadores. Tem ainda o Cruzeiro, de Gabigol. Mas o retrospecto do Santos contra Flamengo e Cruzeiro neste Brasileirão é bom: venceu o Rubro-Negro por 1 a 0 em casa e derroutou também o time mineiro por 2 a 1.

Caminho perigoso para o Santos

O fato é que o Santos terá de jogar muito mais do que está jogando, tanto na Vila quanto fora dela, para superar seus rivais e respirar aliviado na tabela. Nada vai acontecer no clube até a confirmação da permanência do time na Série A. Nem mesmo a renovação de Neymar. Em casa, a equipe tem a chance de somar seis pontos contra Fortaleza e Sport, dois clubes da parte inferior da tabela.

SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok

Nem sempre foi assim nesta temporada. Após a vitória sobre o Flamengo por 1 a 0, na 14ª rodada, o Santos chegou ao 13ª lugar na classificação. Não estava no topo, mas também não estava tão perto da zona de rebaixamento. O time esteve no G-4 do Brasileirão pela última vez na edição de 2022, quando venceu o América-MG por 3 a 0 e chegou à liderança do campeonato. Mas três anos se passaram. Em 2024, o Santos foi campeão da Série B e voltou à elite do futebol brasileiro neste ano. POR  LUÍS HENRIQUE COSTA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui