Abel Ferreira conseguiu o que queria nesses cinco anos no Palmeiras: ser notado como treinador que deixou Portugal sem muitas perspectivas depois de parar de jogar como lateral-direito do Sporting e se tornar técnico do time inferior do Braga. No reencontro com os jornalistas portugueses antes da partida contra o Porto, na estreia do Mundial de Clubes, ele foi reverenciado no nível do ‘The Special One’ José Mourinho. De modo que não é pouco. Abel se surpreendeu com o tratamento recebido. Abriu seu coração em alguns momentos da entrevista e não segurou, por vezes, a emoção.

Seja um parceiro comercial do The Football

É desta forma que o treinador do Palmeiras chegou à competição da Fifa diante de um rival europeu e de todos os seus concorrentes. The Football coloca Abel no TOP 10 dos técnicos da disputa nos Estados Unidos – pelas conquistas no Brasil e receita investida no clube. O Palmeiras empatou com o Porto em New Jersey, palco que terá a final da competição inédita da Fifa e também a decisão daqui a um ano da Copa do Mundo, agora com o Brasil, de Carlo Ancelotti, classificado.

Abel Ferreira chega ao Mundial de Clubes da Fifa na condição de TOP 10 dos técnicos da competição / Palmeiras

Abel alcançou outro patamar na carreira e não somente no futebol brasileiro. Ele é reconhecido na Europa pelas suas conquistas com o Palmeiras. Desde que chegou ao clube, este vai ser o seu terceiro Mundial, com dois fracassos anteriores, o último em 2022, quando quase empatou com o Chelsea e levou a decisão para os pênaltis. Disse ter aprendido com as outras edições. Assim, pensou o Palmeiras com sete jogos decisivos até a final, três na primeira fase. O Palmeiras eliminou o Botafogo nas oitavas e vai encarar novamente o Chelsea, pelas quartas.

Renovação de Abel

Talvez seja por essa nova condição que Abel ainda não assinou a renovação do seu contrato com o Palmeiras, cujo vínculo termina em dezembro, mas que todos sabem haver uma janela gigantesca para a sua saída. Ele disse nos Estadoa Unidos que a tendência é ficar.

Abel já poderia assinar com qualquer outro clube. A presidente Leila Pereira o quer por mais dois anos, até terminar o seu segundo mandato. Ocorre que Abel está pronto para voltar à Europa numa condição que ele nunca teve no futebol, nem como jogador nem como treinador. Mas o treinador valoriza tudo o que tem no Brasil.

Luis Enrique, do PSG, chega como o treinador mais badalado da temporrada após o título da Champions League / PSG

Ele desconversou para responder a um compatriota da imprensa se pretende ficar muito tempo mais no Palmeiras. Mas preferiu elogiar Leila e a estrutura do clube, além de dizer que o Palmeiras lhe deu a condição de trabalhar três anos com a sua família ao lado, coisa rara na vida de um técnico.

Abel está feliz, leve e solto. Ele quer desfrutar desse Mundial como nunca antes em qualquer competição. Desde que chegou ao Palmeiras, ele foi pressionado a ganhar jogos e campeonatos. De modo que, com tantos europeus no torneio da Fifa, talvez Abel não se sinta tão pressionado agora. O Palmeiras já deu quartro passos na competição. Se passar pelo Chelsea, chega à semifinal, o que já seria um feito.

TOP 10 DOS TÉCNICOS NO MUNDIAL

1 – Luis Enrique (PSG)
2 – Pep Guardiola (City)
3 – Simone Inzaghi (Al-Hilal)
4 – Xabi Alonso (Real Madrid)
5 – Diego Simeone (Atl. Madrid)
6 – Abel Ferreira (Palmeiras)
7 – Enzo Maresca (Chelsea)
8 – Marcelo Gallardo (River Plate)
9 – Bruno Lage (Benfica)
10 – Filipe Luís (Flamengo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui