Um dos problemas da arbitragem do Brasil é tentar ter uma explicação absurda para jogadas simples do futebol, como no lance aos 11 minutos do jogo entre Palmeiras e Cruzeiro, em que o zagueiro Gustavo Gómez acertou a canela do adversário. A explicação foi que o capitão do Palmeiras tocou na bola primeiramente e não teve tempo para recolher a perna na sequência da jogada. Dessa forma, Gómez foi parar na canela de Wanderson. O árbitro Rafael Rodrigo Klein não viu falta desleal ou maldosa. Ele foi chamado pelo VAR, mas seguiu em seu entendimento equivocado. Foi falta. Foi para expulsão. Mas ele deu apenas amarelo e tiro livre indireto.
O fato de chutar a bola antes de atingir a canela do rival não impede que o jogador seja expulso. Qualquer um. O árbitro teve a chance de olhar a imagem e rever a cena, mas ele continuou não enxergando o óbvio. Gómez foi o mesmo jogador que pediu pênalti na partida contra o Flamengo, que na minha opinião foi. Mas a descrença do jogador no futebol brasileiro é tão grande que ninguém acredita nele. Nem no capitão. E aí o bando se junta para defender o companheiro contra a arbitragem, já avaliada de ruim ou péssima antes de a bola rolar.

Essa turma que veste a camisa do time cegamente e espalha suas opiniões nas redes sociais também atrapalha o futebol. São apaixonados pelo esporte, mas incapazes de defendê-lo. Muitos só têm o futebol como alegria na vida. E isso não é problema. Mas na verdade, eles não gostam de futebol. Gostam que seus respectivos times ganhem. E isso é um grande erro. A arbitragem piorou nesta temporada, assim como aumentou a intolerância dos torcedores, técnicos e dirigentes quando suas equipes vão mal. Nem tudo é de responsabilidade da arbitragem.
Falta compreensão do futebol jogado
Rafael Klein é fraco e não entende de futebol. Não ter tempo para recuar a perna é falta, assim como escorregar e derrubar o rival. Ou tentar se defender de uma bolada e colocar instintivamente o braço à frente do rosto. Falta uma compreensão clara do jogo e das jogadas. O torcedor tem essa compreensão. Ele se revolta muitas vezes porque entende que o juiz errou na compreensão do lance. Se Klein não viu falta de Gómez porque então ele deu o cartão amarelo para o jogador? Não faz sentido.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Da mesma forma, Rafael Klein teve a chance de rever o gol de Sosa antes de anular a jogada. Reviu e viu errado. Foi gol legal. A bola estava em jogo e não nas mãos do goleiro Cássio. Foi compensação pela não expulsão de Gómez? Penso que não. Rafael Klein errou nos dois lances. Porque é ruim e não entende do futebol jogado, dos lances, das disputas de bola, das maldades, dos pés recuados, da intensidade do jogo… São muitas nuances em que ele precisa estar atento e conhecer. Mas muitas vezes, o juiz está mais preocupado com a parafernália de equipamentos que carrega pelo corpo e do show da partida do que de fazer o seu trabalho.





