A CBF se arrependeu até o pescoço de reunir os técnicos brasileiros em evento no Rio. O evento foi constrangedor por causa das declarações xenófobas de Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira, dois ex-treinadores que condenaram “a invasão dos técnicos estrangeiros” no país. Detalhe: após a fala vergonhosa de Oswaldinho, houve palmas da plateia. Detalhe 2: Carlo Ancelotti estava no palco ouvindo as besteiras que os colegas falaram. Os dois ex-técnicos brasileiros se valeram de um discurso pobre e preconceituoso para garantir uma reserva de mercado da categoria que o futebol não se permite mais. Como disse um amigo, o tempo melhora algumas pessoas e piora outras.

Siga The Football

O português Abel Ferreira é o melhor treinador do Brasil. Artur Jorge, outro português, foi campeão com o Botafogo no ano passado do Brasileirão e da Libertadores. A melhor versão recente do Flamengo foi comandada por Jorge Jesus, também de Portugal e do mundo. A CBF tratou de buscar o italiano Ancelotti depois dos fracassos de Ramón Menezes, Fernando Diniz e Dorival Júnior, citado por Oswaldinho como um dos melhores do país, assim como Diniz.

Leão, ao lado do italiano Ancelotti, diz ser contrário à “invasão” de técnicos estrangeiros no futebol brasileiro / Reprodução

A deselegância de Leão e Oswaldinho foi tamanha que obrigou a associação dos técnicos a fazer uma nota de repúdio. Não existe essa reserva de mercado que eles estão defendendo. O que rege o mercado mundial é a competência. Felizmente, não há um muro nas fronteiras do Brasil que impeça a entrada de estrangeiros no país nem no futebol. Um outro detalhe é que ambos ganharam muito dinheiro fora do Brasil como treinadores. Nunca relataram problemas de xenofobia.

Eu sempre disse que não gosto de treinadores estrangeiros no meu país, e isso serve para o Mancini, que é o presidente (da Federação Brasileira de Treinadores). Estou falando aqui na frente da nossa casa. Antes, eu falava que eu não suportava, não suportaria treinadores (estrangeiros). Já falei isso e não mudo. Não mudo a minha opinião. Mas tenho que ser inteligente o suficiente para dizer que isso tudo tem um culpado: nós. Nós, treinadores, somos culpados da invasão de outros treinadores que não têm nada a ver com isso. EMERSON LEÃO

Leão e Oswaldinho foram agressivos

Tomara que Ancelotti não tenha entendido metade do que Leão e Oswaldinho falaram. Não vale a pena. Mas como está estudando português para melhorar o seu trabalho na seleção, é bem provável que tenha entendido tudo. E isso certamente o deixou constrangido.

Ancelotti foi convidado a comandar a única seleção pentacampeã do mundo, deixou o Real Madrid e recusou propostas de outros gigantes da Europa para morar num país onde esteve algumas poucas vezes. Foi bem tratado até esse episódio. Tomara que não pense que todos são como Leão e Oswaldinho. Por que não são. O que eles fizeram foi uma vergonha.

Tomara, nós cheguemos a ter os treinadores brasileiros brilhando, dirigindo clubes. É claro, Ancelotti, depois de ser campeão, tomara que volte um brasileiro no comando do Brasil.
OSWALDO DE OLIVEIRA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui