Bem colocado no Campeonato Paulista e com dois jogos teoricamente mais importantes na sequência, Abel Ferreira optou por uma estratégia compreensível, mas arriscada. O português mandou a campo diante do Botafogo-SP, pela 6ª rodada do Estadual, um time praticamente reserva. Praticamente porque Vitor Roque, que vem retomando o ritmo do jogo após se recuperar de lesão, esteve entre os 11 iniciais no gramado do estádio Santa Cruz. O o resultado não foi bom.

Siga The Football

O Palmeiras foi um compilado de reservas e muitos meninos da base. Marcelo Lomba, Giay, Benedetti, Bruno Fuchs, Jefté, Emiliano Martínez, Larson, Riquelme, Luighi e Erick Belé também começaram o jogo em Ribeirão Preto, que vale registrar, recebeu bastante chuva antes e também em determinados momentos do confronto.

Palmeiras teve atuação pouco convincente no duelo contra o Botafogo em Ribeirão Preto: derrota por 1 a 0 / Palmeiras

Por qual motivo seria essa uma estratégia compreensível, alguém pode perguntar. Além de estar perto de uma classificação antecipada e com campo molhado, o Palmeiras tem dosado as energias do elenco neste início de temporada. Claro que o técnico também botou na balança o que vem pela frente: na quarta, tem a 2ª rodada do Brasileirão, contra o Vitória na Arena Barueri; e domingo está marcado “só” o Derby com o Corinthians na Neo Química Arena. Ou seja, a ideia era guardar um pouco de combustível.

O combustível até foi preservado em algum nível, mas com o custo de uma derrota por 1 a 0 com um desempenho muito abaixo do esperado pela torcida palmeirense.

Estratégia de Abel pouco eficiente

Recheado de jovens, muitos recém-saídos da base, o time tinha ímpeto e velocidade, mas com pouca cadência. Ao contrário, a opção era apostar na ligação direta e nas bolas mais longas para explorar essa juventude. É seguro dizer que com a estratégia se mostrou com pouquíssima eficiência. Foi o Pantera que dominou as ações. Ficou mais com a bola, cercou a defesa palmeirense e obrigou Marcelo Lomba a fazer boas intervenções para evitar que os donos da casa abrissem a contagem. E assim foi até o intervalo.

Leandro Maciel contou com um vacilo de Marcelo Lomba para marcar o gol da vitória do Botafogo / Botafogo-SP

No segundo tempo, a expectativa era de que o alviverde tivesse outra postura após um papo com Abel no vestiário. O que foi falado, ninguém sabe. O que aconteceu, todo mundo viu. E viu rápido: com seis minutos de bola rolando, o Botafogo-SP chegou lá merecidamente, com o argentino Leandro Maciel mandando rasteiro a bola que passou por baixo do braço do goleiro palmeirense.

Futebol em falta

Depois do gol, Abel ainda esperou alguns minutos para sentir a reação da equipe. O que não aconteceu. A solução foi colocar parte da “cavalaria” em campo: Flaco López, Marlon Freitas e Andreas Pereira. Em segundos, Vitor Roque balançou as redes, mas em posição clara de impedimento. No lance seguinte, o time ainda ficou com um a mais porque Vilar levou o segundo amarelo. Abel colocou também Ramón Sosa e Allan. A bem da verdade, mesmo com parte dos titulares, o desempenho não mudou em nada.

SIGA THE FOOTBALL
Instagram
Facebook
Linkedin
TikTok
Facebook

O que se esperava daí em diante, com um a mais e atrás no placar, era que o Palmeiras se lançasse para estabelecer um duelo de ataque contra defesa. Não foi nem perto do que aconteceu. O time seguiu correndo, mas com pouquíssima inspiração. A equipe novamente não conseguiu mostrar uma ideia de jogo, uma proposta convincente. Como resultado, levou para casa uma derrota que preocupa a torcida para a sequência da temporada, uma vez que a equipe segue devendo futebol enquanto os jogos principais se aproximam. O sinal de alerta está mais ligado do que nunca nas alamedas.

Olho na tabela

Apesar do revés, o Palmeiras manteve tem 12 pontos e se mantém entre os primeiros do Paulistão. O líder Novorizontino, que ainda joga na rodada contra o Mirassol, e o 3º colocado Red Bull Bragantino, que empatou com o São Bernardo, têm a mesma pontuação. Já para o Botafogo-SP, a vitória serviu para afastar o time da zona de rebaixamento e ainda o colocar momentaneamente na 8ª colocação, dentro da zona de classificação para o mata-mata da competição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui