São Paulo, Flamengo e Palmeiras estão classificados para as quartas de final da Libertadores. Há uma condição em comum nesses três clubes brasileiros na competição sul-americana: todos são tricampeões da América. Portanto, se um deles ganhar a disputa deste ano, o Brasil terá o primeiro tetra campeão. Não é pouca coisa.
Há duas equipes sul-americanas que já são tetras da Libertadores: Estudiantes-ARG (1968, 1969, 1970 e 2009) e River Plate-ARG (1986, 1996, 2015 e 2018). Curiosamente, os dois times argentinos estão no caminho dos brasileiros nesta edição. O River Plate vai enfrentar o Palmeiras, de Abel Ferreira, nas semanas dos dias 17 e 24 de setembro. A equipe do técnico Marcelo Gallardo se classificou nos pênaltis diante do Libertad. Já o Independiente tem parada duríssima diante do Flamengo, que se garantiu com duas vitórias sobre o Internacional.

Dos três brasileiros nas quartas de final, o São Paulo foi quem mais sofreu para avançar na competição: ganhou nos pênaltis depois de dois empates com o colombiano Atlético Nacional. O herói desses jogos foi o goleiro Rafael. Dos três também, o Tricolor tem o elenco mais justo e anda na contramão de Palmeiras e Flamengo em relação aos investimentos. Enquanto os times dos presidentes Leila Pereira e Luiz Eduardo Baptista, o Bap, se lambuzam com tanto dinheiro em caixa e vão ao mercado com a carteira aberta para contratar reforços, o clube de Julio Casares administra uma recessão ferrenha no Morumbis.
Brasileiros em condições distintas
O Flamengo tem os melhores jogadores do futebol brasileiro. O Palmeiras tem uma geração que ainda precisa se provar e ter mais liga em campo. E o São Paulo carece de atletas e sofre com a contusão de suas estrelas, como Calleri e Oscar. Quem ganhar a edição deste ano também se garante para o Mundial de Clubes da Fifa de 2029. Dos três, apenas o Tricolor não esteve nos Estados Unidos na primeira edição da disputa. Além do prestígio e do sucesso do torneio, há muito dinheiro na mesa para os participantes.
Jogos definidos
LDU x São Paulo
River Plate x Palmeiras
Vélez x Racing
Flamengo x Estudiantes





