Não é um exagero dizer que no momento em que o Athletic de Bilbao e o Arsenal, de Londres, entrarem em campo, e o PSV, de Eindhoven, enfrentar o Union Saint-Gilloise, da Bélgica, pelos dois jogos que abrem a primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa nesta terça-feira, a partir das 13h45, será dado o pontapé inicial do maior espetáculo do futebol do segundo semestre de 2025.
A mais prestigiada entre as competições de clubes de futebol passou por uma reformulação no ano passado, aumentando de 32 para 36 equipes e trazendo a maior mudança no formato desde 1992. Em vez de oito grupos com quatro equipes, agora há uma única fase da liga, em que cada time jogará oito partidas contra adversários sorteados com a ajuda de um software de IA, visando fazer confrontos equilibrados.

Quando esta fase terminar, as oito equipes que somarem mais pontos garantirão vaga direta para as oitavas de final, enquanto os times que se classificarem entre o nono e o 24º lugar disputarão partidas eliminatórias pelo direito de se juntar aos líderes na etapa eliminatória, em fevereiro do próximo ano.
Mais gol no novo formato
Essa mudança radical na fórmula de disputa da Champions League tinha tudo para ser um Frankenstein – mas, não é que ela deu certo? Na temporada passada, a nova estrutura proposta pela Uefa contribuiu para a média de 3,27 gols por jogo na edição de 2024-25, o número mais alto desde a temporada 1975-76 (3,31 gols). Na final, que consagrou o primeiro título do Paris Saint-Germain na competição, o campeão francês goleou a Internazionale de Milão por 5 a 0, em Munique.
Com um time quase intocado – exceto pela saída do goleiro Donnarumma, que se transferiu para o Manchester City, e a chegada de Lucas Chevalier, da seleção francesa, para substituí-lo, além do zagueiro ucraniano Ilya Zabarnyi, o PSG tem armas para brigar pelo bicampeonato. Contudo, terá fortes concorrentes nesta batalha. A começar pelos ingleses Liverpool, Chelsea e Manchester City, que investiram alto em reforços e começaram bem a temporada.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Também estão no páreo os espanhóis Real Madrid, de Vini Jr. e Kyllian Mbappé, e Barcelona, de Lamine Yamal e Raphinha, além do alemão Bayern de Munique, que manteve o inglês Harry Kane e contratou o colombiano Luís Díaz. Uma coisa é certa, até o fim de maio do ano que vem, a Liga dos Campeões promete emoção de sobra.
De olho no lance
Juventus contra Borussia Dortmund, que já fizeram uma final da Liga dos Campeões, estão entre os confrontos que abrem a disputa. E há outros duelos imperdíveis.
1ª Rodada
Terça-feira, 16 de setembro
PSV (Holanda) x Union St-Gilloise (Bélgica), 13h45
Athletic Bilbao (Espanha) x Arsenal (Inglaterra), 13h45
Real Madrid (Espanha) x Olympique Marselha (França), 16h
Benfica (Portugal) x Qarabag (Azerbaijão), 16h
Juventus (Itália) x Borussia Dortmund (Alemanha), 16h
Tottenham (Inglaterra) x Villarreal (Espanha), 16h
Quarta-feira, 17 de setembro
Olympiacos (Grécia) x Pafos (Chipre), 13h45
Slavia Praga (Rep.Checa) x Bodo/Glimt (Noruega), 13h45
PSG (França) x Atalanta (Itália), 16h
Bayern de Munique (Alemanha) x Chelsea (Inglaterra), 16h
Liverpool (Inglaterra) x Atlético de Madrid (Espanha), 16h
Quinta-feira, 18 de setembro
Brugge (Bélgica) x Monaco (França), 13h45
Manchester City (Inglaterra) x Napoli (Itália), 16h
Eintracht Frankfurt (Alemanha) x Galatasaray, (Turquia), 16h
Sporting (Portugal) x Kairat (Cazaquistão), 16h
Newcastle (Inglaterra) x Barcelona (Espanha), 16h




