Os dois melhores times do futebol brasileiro encantaram no encerramento da rodada 21 do Brasileirão, nesta segunda-feira, com boas vitórias, goleadas e espetáculo. O Palmeiras bateu o Sport por 3 a 0 no Allianz Parque, com dois gols de Flaco López. O Flamengo goleou o Vitória por sonoros 8 a 0, com três gols de Pedro, dois de Samuel Lino e um show de categoria, talento e movimentação de seus jogadores. O Rubro-negro manteve-se na lifderança da competição, enquanto o rival paulista voltou para a segunda colocação. Quatro pontos separam as duas equipes. O Palmeiras tem menos jogos. A disputa entre ambos deve seguir até a última rodada.
Mas quem é melhor? Quem tem os melhores jogadores? Qual time é mais eficiente? Quem tem o melhor treinador?

The Football tentou responder a essas perguntas analisando alguns detalhes das duas equipes no ano e, claro, levando em consideração o que elas fizeram nesta segunda-feira. Vale ressaltar que tanto Flamengo quanto Palmeiras foram eliminados da Copa do Brasil, mas estão bem na Libertadores e no Brasileirão.
Cara a cara de Fla e Palmeiras
Num rápido “cara a cara” entre os jogadores dos dois lados, o Flamengo vai muito bem na maioria das posições, mesmo sabendo que alguns atletas acabaram de chegar, casos do excelente Jorginho e dos bons Samuel Lino e Saúl, por exemplo. O Palmeiras tem os melhores jogadores em pouquíssimas posições, mas ganha no tempo de entrosamento. Weverton é melhor e mais seguro do que Rossi debaixo das traves. Piquerez também leva vantagem sobre Alex Sandro pela esquerda, mesmo com o jogador do Fla na lista de Carlo Ancelotti na seleção brasileira.
Há um critério que Palmeiras e Flamengo empatam para felicidade de seus torcedores e desespero dos adversários: investimento em reforços na temporada. Os dois clubes têm dinheiro e boa gestão para gastar sem se enrolar em dívidas impagáveis. O Palmeiras chegou nos R$ 700 milhões de investimento em contratações neste ano. Suas diretorias, as atuais e as anteriores, fizeram bem as lições de casa e ajeitaram lá atrás as contas do clube. Isso é muito importante.

O meio de campo do Flamengo sobra diante do meio de campo do Palmeiras. Com a chegada de Andreas Pereira, vindo do Fulham, o time de Abel se fortalece. Mas não ganha do rival do Rio nesse setor. Jorginho e Arrascaeta são os pilares do time de Filipe Luís. Arrasca ainda é um meia que precisa de descansos regulares, mas sua qualidade é acima da média. Jorginho é mais inteligente do que a maioria de seus colegas de trabalho. É jogador que arruma time. Na Europa e no Brasil. Dá gosto de vê-lo jogar.
Abel ou Filipe Luís?
Gustavo Gómez é melhor do que Léo Ortiz e ainda faz gols. Ele e Murilo formam uma boa zaga. Talvez um pouco melhor do que os dois zagueiros do Flamengo pelo tempo que estão juntos. É pau a pau. Os dois times não sofrem gols facilmente. O Palmeiras levou 15 gols no Brasileirão. O Flamengo? Apenas nove.

Na frente, Abel demorou para achar a dupla Vitor Roque e Flaco López. Eles jogam juntos há poucas partidas. Estão dando certo. Mas ainda é cedo. Segundo Abel, os atacantes não rendiam por culpa da imprensa, que “massacra os jogadores no Brasil”. Não foi porque ele relutou em escalar os garotos ao mesmo tempo. Mas foi. Ocorre que a dupla do Flamengo, ainda em formação, é melhor. Pedro marcou três gols contra o Vitória. O atacante chegou aos 102 gols no Maracaña e agora é o oitavo maior artilheiro do estádio. Zico é o primeiro, com 319 gols. Pedro é melhor do que Flaco e do que Vitor Roque. Filipe Luís disse que ele brinca na área. Samuel Lino e Bruno Henrique, mais pontas do que centroavantes, também são ótimos.
Por fim, o Palmeiras tem um técnico mais experiente e vencedor do que o Flamengo. Abel é mais bem preparado do que Filipe Luís, em começo de carreira ainda. Tem mais vivência e história para encontrar os melhores caminhos. Filipe Luís, no entanto, caminha rápido em seu aprendizado. Não fica tão atrás de Abel. O técnico do Palmeiras também se encontra mais à vontade no clube depois de cinco anos. O treinador do Flamengo está em sua primeira temporada. Isso faz diferença.
Fla e Palmeiras desta segunda
FLAMENGO – Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Viña); Jorginho, Saúl (de la Cruz) e Arrascaeta (Carrascal); Plata (Luiz Araújo), Pedro e Samuel Lino (Bruno Henrique). Técnico: Filipe Luís
PALMEIRAS: Weverton; Khellven (Giay), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Jefté); Emi Martínez, Lucas Evangelista (Allan), Mauricio (Facundo Torres) e Felipe Anderson (Ramón Sosa); Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.

Na Libertadores
Na ida pelo Brasileirão, o Flamengo ganhou do Palmeiras dentro do Allianz Parque. A volta vai ser no Maracaña. Na Libertadores, pelo chaveamento, eles só poderão se encontrar numa final. O próximo passo é o Palmeiras passar pelo River Plate nas quartas e o Flamengo derrubar o Independientes, ambos rivais argentinos pelo caminho dos brasileiros.





