Muitos jogadores relatam situações parecidas quando estão perto do fim de suas carreiras. As dores no corpo de décadas de dedicação são as mais comuns. Não há atleta que não viva com dores pelo corpo. Por isso, muitos dizem não sentir a menor saudade dos tempos de futebol. A segunda situação comum entre os jogadores trintões é pensar um lance dentro do campo e o corpo não conseguir realizar. Não é só os atletas de alta performance que sofrem com o envelhecimento do corpo. Todos somos assim. A cabeça pensa uma coisa e o corpo não responde.
Neymar está fora do clássico deste domingo do Santos com o São Paulo porque sofreu sua terceira contusão muscular na temporada. Desta vez, o atacante da Vila teve uma lesão no músculo reto femoral da coxa direita. A previsão é que precise de um mês para se recuperar. Essa é outra condição dos ‘veteranos’: um maior prazo de recuperação física. Neymar usa o reto femoral para coordenar os chutes. Sem esse músculo, ele não chuta.

Portanto, ora o problema é na coxa esquerda. Ora é na direita. A verdade é que Neymar luta contra o seu corpo para se colocar em pé e ser o jogador que todos esperavam que ele ainda fosse no Santos. Ele não fez uma transição na carreira, uma desaceleração natural no seu jeito de atuar por causa do envelhecimento dos seus músculos, mesmo com a cabeça ainda achando que ele tem 18 anos.
Neymar fora da Copa do Mundo
O problema é que Neymar tem planos de jogar a próxima Copa do Mundo e parece cada vez mais claro que ele não tem condição física para isso. Tecnicamente, Neymar nunca vai desaprender a jogar. Mas o seu corpo não suporta mais o ritmo competitivo de um jogo profissional. E deveria ser tudo bem, não fosse esse projeto de mais um Mundial e o desejo de ser pago como estrela europeia.
Não há como comparar com a situação de Messi e de Cristiano Ronaldo, dois veteranos que devem estar na próxima Copa do Mundo e que não vivem os mesmos problemas enfrentados por Neymar. São atletas diferentes, com corpos diferentes e em seleções diferentes.
Portanto, Neymar precisa é cair na real. E tudo bem. Jorge Jesus foi o primeiro a comentar que ele não tinha mais condições de atuar em nível de competição. No Santos, sua condição física foi mascarada por ele e pelos que o acompanham numa competição que exige muito. Neymar já ficou fora de 11 jogos do time, que só disputa o Brasileirão e corre risco de rebaixamento. Com Neymar em campo, o Santos é mais forte e tem mais condições de ganhar seus jogos, como tem sido na temporada. Mas há um preço para isso. E o corpo de Neymar não tem mais condições de pagar esse preço.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
O atacante do Santos não jogaria hoje em nenhum dos melhores times do Brasil, como Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro. Não jogaria pela intensidade que essas equipes imprimem durante os 90 minutos de bola rolando. Talvez Neymar não tenha condições de atuar nem no Mirassol ou no próprio São Paulo. O atacante dificilmente vai disputar a Copa do Mundo com o técnico Carlo Ancelotti. Assim, mesmo se for convocado para o seu último Mundial, será por algum outro motivo qualquer, menos pelo seu futebol e condicionamento físico. Uma pena que seja assim.





