Por Clio Levi

Na semana passada, a Fifa divulgou o seu novo ranking de seleções e a Espanha apareceu na liderança da versão masculina e feminina. O time masculino, campeão do mundo em 2010, na África do Sul, voltou a liderar a lista depois de 11 anos. A Fúria, do talentoso Lamine Yamal, que concorre nesta segunda-feira ao Bola de Ouro da revista France Football, desbancou a Argentina. A França também assumiu a segunda posição. Os argentinos caíram para a terceira colocação. E o Brasil foi ultrapassado por Portugal, ficando agora em sexto lugar.

Siga The Football no Meta

Nunca na história do ranking, a Espanha liderou nas duas versões. A seleção masculina, comandada pelo técnico Luis de la Fuente, começou muito bem as Eliminatórias para a Copa de 2026 com vitórias por 3 a 0 contra a Bulgária e impressionantes 6 a 0 diante da Turquia. Detalhe: atuou fora de casa nos dois jogos. Fez nove gols e não sofreu nenhum.

Lamine Yamal é o destaque da seleção espanhola, a melhor do mundo no ranking da Fifa / Instagram

A nova geração espanhola é liderada por Lamine Yamal, candidato a ser eleito o melhor do mundo também na escolha da Fifa, no The Best, que não é a mesma eleição da revista francesa. O responsável por entregar o troféu será Ronaldinho Gaúcho, que brilhou pelo Barcelona e PSG. O maior rival de Lamal na disputa desta do Bola de Ouro é o francês Dembélé, que atualmente joga no time de Paris, mas que já atuou também pelo Barcelona. Ele foi campeão da Champions League na temporada passada.

Lamine Yamal esteve com Neymar

Lamine Yamal deu um frescor à seleção espanhola, como vinha fazendo no Barcelona. Ele é um garoto ainda, mas já faz jogadas e gols de gente grande. Seu talento é acima da média. Recentemente, ele esteve de férias no Brasil com Neymar. Os dois curtiram muito. Lamine, aliás, tem o mesmo estilo de vida do brasileiro do Santos. Não seria demais dizer que Yamal é responsável em colocar a Espanha no topo da lista da Fifa.

A seleção feminina vive fase semelhante e traz à tona a discussão da igualdade de importância e reconhecimento dos times masculinos e femininos no futebol. Ainda não é assim. A Espanha feminina também retomou a liderança do ranking após ficar em segundo lugar no torneio da Uefa. Foi uma excelente campanha. O time teve cinco vitórias e só caiu nas penalidades da final diante da Inglaterra. Aitana Bonmatí tem o mesmo carinho do torcedor do Barcelona.

SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok

Comandada pela craque Bonmatí, a Espanha agora aparece em primeiro lugar, superando os Estados Unidos. Portanto, é a primeira vez na história que um país lidera o ranking masculino e feminino ao mesmo tempo. Isso aponta a Espanha como favorita na Copa de 2026 e também no Mundial Feminino de 2027, que será realizado no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui