A Federação Paulista de Futebol (FPF) espera para as próximas semanas a confirmação por parte da CBF da redução das datas do Paulistão-2026. O aviso para os presidentes das federações já foi dado. De acordo com o presidente eleito Samir Xaud, todos os Estaduais do país terão de 10 a 11 rodadas. Não tem choro nem vela. Já há alguns Estados brasileiros no tamanho definido pela CBF. Em Roraima, reduto esportivo de Xaud, o Campeonato Roraimense tem oito clubes. O regulamento é simples. Na primeira fase, os times jogam entre si em turno único no sistema de pontos corridos. Os quatro primeiros colocados fazem a semifinal e a final também em apenas uma partida.

Siga The Football no Meta

A Federação Paulista tem 16 clubes e 12 rodadas apenas na primeira fase da competição, isso sem contar quartas de final, semifinal e final. A final era jogada em duas partidas, por exemplo. Tudo isso vai acabar, de acordo com Xaud. O Paulistão terá 11 rodadas do começo ao fim. Mas nenhum dos 16 clubes classificados vão perder lugar. O Estadual de São Paulo seguirá tendo na próxima temporada 16 times. O Primavera e o Capivariano subiram para a elite paulista, enquanto Inter de Limeira e Água Santa desceram para a A2.

Dirigentes dos clubes do Paulistão 2025: torneio vai sofrer em 2026 redução de datas a mando da CBF / FPF

Com 16 equipes é impossível fazer a disputa no sistema de pontos corridos. Faltariam datas. A Federação Paulista terá de mudar o formato e apostar em jogos únicos em algumas fases. A CBF não pretende abrir mais datas para nenhum regional. Não terá exceção.

Sistema de disputa vai mudar

O presidente Reinaldo Carneiro Bastos vai chamar os presidentes dos clubes paulistas para formatar o sistema da disputa. Terá também de reunir os patrocinadores do torneio para refazer acordos e rediscutir valores, assim como terá de tratar no mesmo tom com as emissoras que transmitem os jogos. Pessoas ligadas à Federação Paulista estão convictas de que a entidade perderá dinheiro com essa mudança. Existe a possibilidade de a CBF arcar com prováveis prejuízos financeiros. Mas isso não está definido.

SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok

A discussão da entidade com suas filiadas estaduais, provavelmente em outubro, vai passar por essa questão. A CBF negocia com a Conmebol menos datas na Libertadores e Sul-Americana. Depois disso, Samir Xaud vai focar nos Estaduais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui