Franclim Carvalho completa neste domingo um mês como treinador do Botafogo. Ele conseguiu acalmar o ambiente interno do clube que enfrenta turbulências financeiras e administrativas da sua SAF. Até o momento, o técnico português está com um aproveitamento de 66,5%. A equipe garantiu a classificação antecipada para a segunda fase da Copa Sul-Americana sem sobressaltos. Na última quarta-feira, o time venceu o Racing, da Argentina, por 2 a 1, no Engenhão. Os gols foram marcados por Di Césare (contra) e Danilo. O clima no vestiário mudou e os jogadores voltaram a sorrir.
Mas no Brasileirão, o Botafogo continua irregular. Franclim Carvalho recuperou atletas como o atacante Arthur Cabral, o meia Montoro e o goleiro Neto, que estava afastado e encostado. Os três ganharam espaço no time. Arthur Cabral perdeu peso e recuperou a agilidade. Ganhou velocidade e tem participado de momentos decisivos. Aos 28 anos, o centroavante ainda não conquistou nenhum título no Fogão. A Copa Sul-Americana pode ser uma boa oportunidade.

Revelado pelo Vélez Sarsfield, Álvaro Montoro assinou com o Botafogo em junho de 2025. O clube do Rio pagou US$ 9 milhões (R$ 50 milhões) por 90% dos seus direitos econômicos. Ele é bom jogador. Mas Martín Anselmi, o treinador anterior, pouco utilizou o meio-campista. Com o português, Montoro virou titular e subiu de produção. Da mesma forma, o goleiro Neto estava treinando separado do elenco. O arqueiro foi reintegrado e se tornou titular.
Danilo é o ‘cara’ do Fogão
A boa fase também tem a ver com as atuações de Danilo, volante-artilheiro e com passaporte carimbado para a Copa do Mundo, fazendo jus à tradição de o clube ter jogadores na seleção brasileira em Mundial.
Aposta em Mateo Ponte
O próximo desafio do alvinegro é o Atlético-MG, neste domingo, na Arena MRV, pela 15ª rodada do Brasileirão. Sem Vitinho, suspenso, a grande novidade é Mateo Ponte. Aos 22 anos, o lateral-direito terá mais uma oportunidade para mostrar o seu futebol de força física e apoio ofensivo. Revelado pelo Danúbio, do Uruguai, o atleta teve poucas chances desde que assinou com o time carioca.

Em agosto de 2023, o Fogão pagou US$ 2 milhões (R$ 9 milhões) para ter o uruguaio, tido como uma das grandes revelações do seu país na posição. O jogador tem sido utilizado com bastante frequência por Franclim Carvalho. Após o empate contra o Internacional, o treinador elogiou o lateral. “Vocês sabem que eu gosto muito do Mateo, sou suspeito de falar e acho que ele fez um belíssimo jogo”.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
O técnico tem incentivado Mateo Ponte e os demais laterais a subirem ao ataque. Ele quer construções pelas pontas com cruzamentos buscando, principalmente, Arthur Cabral. Alguns gols recentes na Sul-Americana foram marcados dessa forma. Sob o comando do português, o uruguaio voltou a jogar na sua posição de origem, a lateral-direita, após ter sido improvisado algumas vezes como zagueiro anteriormente.





