Leonardo de Sá
O Palmeiras tem a chance de encaminhar sua classificação para as oitavas de final do Paulistão 2026 caso vença o Novorizontino nesta terça-feira, dia 20. O time soma 9 pontos em três vitórias, todas por 1 a 0, e ocupa a vice-liderança. Um triunfo diante do Tigre do Vale complicaria a vida das equipes que ainda sonham com uma vaga no G8. Apesar disso, a classificação ainda não é matemática: o Velo Clube, atual nono colocado, ou qualquer time com pontuação semelhante, pode alcançar o time de Abel em caso de campanha perfeita nas próximas rodadas.
A probabilidade de o Palmeiras ficar fora das oitavas já é baixa, considerando a combinação de resultados necessária para isso. Abel tem mantido o time sólido, mesmo promovendo rodízio intenso entre titulares e reservas, aproveitando também para dar minutos a jovens da base.

Além disso, o técnico português poderá contar com Vitor Roque, que vinha sendo dúvida após sentir dores no joelho nos últimos dias. Exames realizados no domingo, dia 18, não detectaram lesões, e o atacante voltou aos treinos na manhã desta segunda-feira, cumprindo um cronograma individualizado de preparação física na Academia de Futebol.
Base e veteranos
Desde o início da temporada, o Palmeiras tem ampliado o espaço para atletas formados em suas categorias de base. No último sábado, dia 17, Abel Ferreira escalou o lateral Arthur Gabriel e o volante Luis Pacheco entre os titulares na vitória por 1 a 0 sobre o Mirassol, pela terceira rodada do Paulistão. Até o momento, oito jovens já entraram em campo: Allan, Arthur Gabriel, Benedetti, Erick Belé, Larson, Luighi, Luis Pacheco e Riquelme Fillipi, confirmando a aposta da diretoria em talentos revelados em casa.
O ponta Allan, de 21 anos, é o nome que mais vem se destacando. Autor do gol da vitória sobre o Santos na segunda rodada, o jogador despertou o interesse do Napoli, da Itália, que ofereceu 35 milhões de euros (cerca de R$ 218,5 milhões). A proposta foi recusada. O Palmeiras mantém o atleta como peça fundamental nesta fase inicial do Paulistão.
SIGA THE FOOTBALL
Instagram
Facebook
Linkedin
TikTok
Facebook
Apesar do protagonismo da base, os veteranos começam a ficar prontos. Abel pediu um mês para deixar o time bem. Flaco López, que dividiu a artilharia com Vitor Roque na temporada passada, já marcou e deu uma assistência, participando de dois dos três gols do Palmeiras no Estadual. Outros jogadores experientes, como Maurício e Sosa, também contribuíram para a consistência do time nas últimas partidas.





